Água, h2o, é uma das moléculas mais simples da natureza, necessária para a manuntenção da vida em qualquer parte do planeta. Podemos ficar se alimentos por mais de 20 dias sem nenhum prejuízo ao organismo humano, mas, em menos de três dias sem água, o corpo humano entra em processo de desidratração irreversível e após três dias a morte.
Somando todo o volume de água existente no planeta e reduzirmos esse volume ao volume de uma caixa de água de mil litros todo o volume de água potável, incluindo as geleiras seria equivalente a uma colher de chá, portanto, um volume mínimo, ou ainda, toda a água disponível no mundo distribuíndo pelo número de habitantes do planeta, cada pessoa teria o direito sobre 7 piscinas olímpicas de água, mas quando falamos de água potável esse volume se reduz para 5 litros por pessoa.
Água...o bem mais precioso que existe, sem ela não há vida, seus manaciaissão os mais diversos e os mais variados, rios, lagos, represas, córregos e até mesmo a atmosfera, onde dependemos até mesmo da água que existe no ar para respirar.
Mas se água é tão importante,porque é tratada com tão pouco caso, porque tanto desperdício, porque tanta indiferença... a água só se torna importante quando falta, quando há racionamento, quando não tem água disponível para um banho, ou simplesmente para beber. É importante que as pessoas aprendam a conviver e a utilizar a água com o devido respeito que ela merece.
Você Sabe que:
Uma torneira pingando joga fora por dia de 20 a 50 litros de água, para escovar os dentes e lavar o rosto pela manhã utilizamos aproximadamente 350 a 400 ml (pouco mais de um copo de água) só que se fizermos a mesma coisa com a torneira aberta serão de 12 a 20 litros de água potável jogados no esgoto. Água um produto extremamente delicado e que se contamina com extrema facilidade, uma única gota de esgosto tem a capacidade de contaminar mais de 1000 litros de água potável.
Preservar é a maior urgência, assim como utilizar a água racionalmente,nossa geração já herdou rios e lagos poluídos... e pensar que já existiram barcos a remos, no Rio Tietê, onde “pasmem” ainda existiam até mesmo peixes e isso perto do Rio Tamanduateí.
Hoje passamos a encontrar “rios mortos”, mortos porque o que determina a vida neste caso é a presença de oxigênio dissolvido na água e algumas outras condições que possam sustentar vida, quando isso não existe o Rio pode ser declarado como morto, ou seja, é mais um canal de esgoto a céu aberto do que um rio poluído.
Alguns estudiosos alegam que somente 2,5% da água em todo o planeta NÂO é salgada. Desses 2,5% apenas 0,3% está na superfície do planeta. E a ONU informa que 1/6 da humanidade tem pouco ou nenhum acesso a água, e para piorar essa situação, até o ano de 2025 mais de dois BILHÕES de pessoas vão estar em países ou regiões com absoluta falta desse elemento providêncial à vida.
Água é vida, vamos economizar, preservar o pouco que temos e procurar recuperar o muito que já destruimos. Vamos deixar um legado para as próximas gerações de rios recuperados e limpos,que bom seria poder passar um final de semana pescando no rio Tietê, como nos velhos tempos.