Donos de restaurantes, padarias, lanchonetes, supermercados e hotéis, ou mesmo donas-de-casa que querem incrementar a cozinha, têm um endereço onde podem encontra tudo o que procuram: a rua Paula Souza, na região central de São Paulo. Uma das ruas temáticas do comércio paulistano, reúne cerca de 40 lojas especializadas.
Entre os produtos mais vendido estão talheres e panelas de inox, peças de porcelana e de vidro. Fogões industriais, equipamentos de refrigeração e balcões também são campeões de venda. A alta do dólar não afetou os preços ainda, de acordo com as lojas. A maioria dos balcões, estufas e maquinários de refrigeração que vendem, são de fabricação nacional e não sofreram influência do câmbio internacional.
Com o início de um novo ano, o movimento dos restaurantes aumenta bastante. Eles têm que recompor os equipamentos e utensílios. Na rua Paula Souza encontra-se de tudo, desde um simples garfo até equipamentos industriais. E também automação comercial, como softwares para caixas registradoras e terminais de consulta.
Preços Competitivos
Muitos consumidores que visitam a 25 de Março passam pela Paula Souza, antes ou depois das compras de roupas, presentes e miudezas. A concorrência entra as mais de 30 lojas é grande, e a diferença nos preços não costuma passar de 10%. Mesmo assim, as lojas vendem os mesmos produtos com preços mais competitivos do que as lojas especializadas de shoppings, já que compram em maior quantidade, tornando possível um desconto maior.
O acesso é fácil, uma vez que a Paula Souza fica bem perto da estação Luz do Metrô.
Existem estacionamentos na região para quem precisa ir de carro para levar as mercadorias. As lojas abrem de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados das 9h às 13h.
Dicas Práticas:
A nossa reportagem separou as melhores dicas para escolher os melhores utensílios.
Panelas
As de cobre são superdecorativas, mas só servem mesmo para doces, compotas e geléias. Não são recomendadas para outros usos.
As panelas feitas de alumínio, mais comuns no mercado, não são muito indicadas, pois o metal passa para o alimento, oxidando-o.
Panelas de vidro têm o incoveniente de esquentar muito rápido e podem queimar a comida.
As panelas fabricadas com aço inox só são boas para preparar carnes, ou alimentos que precisem caramelizar.
Um cuidado importante: olhar como o cabo é preso na panela. Parafusos aparentes só servem para juntar resíduos. Também vale checar se a tampa tem respirador. Sem isso, o efeito pode ser o de uma panela de pressão, só que sem as indispensáveis válvulas de segurança.
As panelas de ferro são as melhores e se prestam para qualquer uso. Proporcionam cozimento lento, mantendo o sabor e as propriedades do alimento. O arroz, no entanto, pode empapar. As panelas de ferro artesanais têm a vantagem de supir carências do mineral, ajudando sobretudo as mulheres a recuperar as perdas que ocorrem no período menstrual. Antes do primeiro uso, no entanto, precisam de um tratamento inicial com óleo. Há no mercado modelos de ferro esmaltados por fora q dispensam tais cuidados.
Panelas de tefal são as mais indicadas para frituras. Outros alimentos perdem o sabor.
Facas
É importante que tenham lâminas inteiras, entrando no cabo, por medida de segurança.
Um conjunto básico deve conter a faca do chef, tipo faz tudo, de cerce de 20 centímetros; uma faca de peixa; um bico de pássaro, que corta frutas; uma de serra, para pães; e uma chaira, para afiar. Duas espátulas (grande e pquena) também são úteis.
Moedores para Temperos
Os de madeira são bons para conservar o aroma, mas o mais importante é ver as ferragens, que devem proporcionar uma moagem fina.
Fouet (batedor)
Quem usa, garante que não quer mais saber de calher de pau. Serve para mexer tudo, com a vantagem de aerar a mistura. Os mais firmes são os melhores.
Tábuas
Depois de reter bactérias, as tábuas de madeira foram reabilitadas pelos pesquisadores americanos. Com uma ressalva: é preciso ter alguns cuidados básicos. Não devem ser guardadas dentro de armários, para evitar o mofo. Precisam ser esterilizadas após o uso com álcool-gel. As faces devem servir uma para doces e a outra para salgados. As tábuas de plásticos também podem ser usadas, mas têm a desvantagem de manchar com alimentos como cenoura, carnes e tomates, além de soltar lascas.
Com essas dicas é só dar uma passadinha na Rua Paula Souza e reformar sua cozinha.!